Ai, o povo brasileiro!

Dentre as muitas coisas que estou vivenciando nesse meu intercâmbio aqui na Alemanha tem uma coisa que me fez e faz pensar todas as vezes em que me reúno com os brasileiros que já fiz amizade por aqui: o quanto o povo brasileiro é maravilhoso. 

A cultura e o calor humano que o brasileiro tem, é uma coisa que você pode até procurar, mas não vai encontrar em nenhum outro lugar no mundo. Posso até dizer que na América do Sul em geral, as pessoas são bem calorosas e receptivas, mas como no Brasil não há. E o que me fez escrever esse post foi basicamente o fato de ontem eu ter reunido com alguns amigos brasileiros no terraço do meu prédio pra fazer um dos muitos churrascos que a gente faz nos finais de semana, só pra poder falar português e matar a saudade do Brasil e entre nós havia uma alemã que acabou de mudar pro meu prédio, ela estava sozinha lendo na sacada quando estava organizando as coisas pro churrasco, ela me ouviu falando português com um amigo, perguntou que língua era porque parecia espanhol, mas ela falava espanhol e no entanto não nos compreendia. Explicamos que era português e dae batemos papo, como bons brasileiros convidamos ela pro nosso churras, ela disse que ia ficar aqui por dois meses e que não conhecia ninguém, então achamos que seria uma boa oportunidade pra ela conhecer gente nova. 

Nós fizemos o de sempre, assamos uma carne, os meninos tocaram violão, o que foi de Roberto Carlos e Djavan a Exaltassamba e Fernando e Sorocaba, com todo mundo cantando, as vezes dançando e dando boas gargalhadas. Já participei de alguns "barbecues" aqui e não são ruins, mas as vezes nem tem música e no geral as pessoas levam o que querem comer, assam individualmente e comem, bebem bastante cerveja (claro) e é isso, batem papo. Não tem essa animação, essa farra dos churras que a gente faz. E ter só a Patricia de alemã me fez pensar nisso, ela me chamou e falou que estava encantada, disse que precisava muito ir ao Brasil porque mesmo quando todo mundo tava falando português e ela não entendia uma palavra se quer, ela se divertiu em ver a gente rindo e cantando, e dançando. 

Ela ficou impressionada como fato da gente cantar em coro e levantar e começar a dançar do nada, porque ela ama cantar, mas quando tem alguém tocando violão e você começa a cantar por aqui, mesmo entre amigos, todo mundo te olha estranho como se você fosse um idiota, segundo ela. 

Fiquei passada, e entendi porque ela estava tão empolgada, rs 

Enfim, conversamos muito sobre a diferença cultural Brasil/Alemanha e achei muito bacana, mesmo! Podem até dizer que somos atrasados, que nossa educação, transporte e saúde são uma merda (o que é verdade), mas  se tem uma coisa que ninguém pode negar é que o povo brasileiro sabe se divertir e fazer amigos. 

Ps. isso que nem estavam todos os brasileiros nesse churras, imagina só de tivesse rs. 


Tudo brasileiro, cada um de um canto do país e no canto direito do meu lado a Patrícia, toda empolgada rs  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cabelo cresce, right?

Feia que só.

Ansiedade.